Na sociedade na qual vivemos, existe uma sequência aparentemente lógica para a existência de cada indivíduo:
1 - a pessoa nasce
2 - inicia sua adaptação com o mundo, junto à familia
3 - inicia a etapa escolar
4 - inicia a etapa profissional
5 - especializa-se em uma profissão
6 - forma uma família
7 - constrói um patrimônio
8 - se aposenta ( pelo menos oficialmente )
9 - curte a vida aproveitando o que conquistou
A ordem sequencial pode ter variações, algumas etapas podem não ser realizadas devido a limitações ou por não serem consideradas importantes, mas o fato é que TODO INDIVÍDUO ESPERA UM DIA PODER APROVEITAR A VIDA e se pudéssemos resumir em uma única palavra, a condição de vida desejada, essa palavra seria: TRANQUILIDADE.
Para a maioria das pessoas, um fator, ou talvez até O FATOR, mais importante para a vida tranquila é a chamada independência financeira, ou seja, a condição de decidir a qualquer momento sobre o quê fazer ou adquirir, sem a dependência de apoiadores financeiros ( bancos, empréstimos, etc ).
Seria lógico então afirmar que essa mesma maioria de pessoas se planeja e se organiza desde o início de suas vidas, a fim de atingir a tranquilidade financeira com a máxima brevidade possível, podendo assim aproveitar por mais tempo a condição alcançada, certo? ERRADO.
No Brasil, a grande maioria vive o que poderíamos chamar de "IRRESPONSABILIDADE FINANCEIRA", assumindo um comportamento consumista negativo, o qual dificulta e em muitos casos até impossibilita que a pessoa possa alcançar a esperada condição de tranquilidade. Essas pessoas se vêem a todo momento dependentes de empréstimos, financiamentos, etc.
Considerando a linha de pensamento apresentada, devemos entender que a Educação Financeira é de máxima importância para que o indivíduo possa aproveitar sua existência de forma mais tranquila.
Se faz também importante atentarmos para
- o fato de que a educação de um indivíduo se inicia desde o seu nascimento sendo que o primeiro modelo de comportamento com o qual tem contato é o de sua família. Sendo assim, se queremos formar indivíduos financeiramente equilibrados no futuro, temos que ensinar e demonstrar um comportamento positivo de consumo.
- grande parte do período de formação de um indivíduo é vivido durante o período escolar, sendo assim é imprescindível que as instituições de ensino também ofereçam ensinamentos e práticas que colaborem para a evolução da consciência financeira de seus alunos.
Se queremos um Brasil melhor, precisamos formar indivíduos mais conscientes, em todos os sentidos.