Uma parceria entre a Faculdade Sumaré (SP) e o projeto Orientação Positiva possibilitou a realização de encontros temáticos com as turmas de Pedagogia, apresentando a "Importância da Orientação Financeira na fase infantojuvenil", para a formação do indivíduo e para a melhoria de sua qualidade de vida.
Dentre diversos pontos importantes, nesses encontros realizados em março/2018, foram debatidos conteúdos sobre Cultura Financeira Familiar, Padrões Comportamentais relativos às Finanças Pessoais, papel dos Grupos Influenciadores da Educação em relação ao comportamento financeiro pessoal e a importância da participação dos educadores para a conscientização financeira positiva de nossas crianças.
O projeto Orientação Positiva se baseia na visão de que as noções financeiras e empreendedoras são de grande importância para a formação positiva do indivíduo e conquista de sua qualidade de vida, visto que estudo, trabalho e dinheiro são componentes essenciais na sociedade em que vivemos.Nesse sentido, orientações de qualidade sobre esses aspectos devem ser devidamente trabalhadas desde os primeiros anos de vida de qualquer indivíduo, possibilitando que esse tenha melhores condições de decidir e direcionar suas ações para objetivos importantes à sua existência e não apenas ao momento.
Segundo o coordenador do projeto, Prof. Nacir Garcia Junior, "nossas crianças e jovens precisam de orientações e exemplos positivos no que se refere à gestão financeira pesssoal, a fim de que possam formar hábitos financeiros positivos" e em sua opinião, "a melhor forma de evoluirmos nesse sentido é nos dedicando à conscientização dos familiares e na capacitação dos profissionais educadores para que os exemplos e as orientações façam parte da rotina diária de nossos futuros cidadãos".
O projeto propõe diversos outros encontros e atividades tratando temas relacionados à conscientização financeira infantojuvenil e familiar, para serem realizados em escolas, faculdades ou empresas.