Você deve estar se perguntando sobre o quê exatamente estamos nos referindo como "Compras Perigosas".
Bem, chamamos de compras perigosas aquelas que, quando realizadas, colocam em risco a saúde financeira pessoal e/ou familiar.
Essas compras geralmente são realizadas, ou por impulso, ou por displicência, sem nenhuma pré-análise, desconsiderando situação financeira, metas prioritárias, etc.
Alguns exemplos:
- você está em um Supermercado, com sua lista de compras ( pelo menos isso seria o correto ) e ouvimos no auto-falante:" Aproveite a promoção da TV, xx polegadas, etc, etc, etc, com 40% de desconto."
Você vai olhar, vê o preço, entende que pode comprar, tem a certeza de que não pode perder aquela promoção de forma alguma, e compra ( provavelmente parcelado no cartão ).
- você está olhando seus email e identifica um, daquela loja que você gosta, informando sobre uma "promocão especialmente para você", com um produto interessante ( mas que você nem conhecia até aquele momento ), a um precinho imperdível.
Você sente a vontade de ser o primeiro a ter aquele produto na sua turma, entende que pode comprar, e compra.
- você está andando na rua e encontra um(a) amigo(a) que te chama para tomar uma cerveja, para colocarem o papo em dia.Você aceita, vão para um bar legal ( visto que a amizade merece o melhor ), logicamente, além das cervejas ( que certamente não será apenas uma ), pedem uma ou mais daquelas porções sensacionais que o lugar oferece.No final, racham a conta, com a consumação dos garçons, ou até mesmo, para demonstrar mesmo sua alegria em rever a pessoa, você paga a conta toda.
Poderíamos listar aqui mais centenas de situações desse tipo, em que o valor gasto pode ser mínimo ou gigante, mas o importante aqui não é o valor, mas sim o comportamento.
Note que em todos os casos acima, as situações apareceram inesperadamente e em nenhum deles, foi realizada uma avaliação, mesmo que mínima, do impacto que esses gastos teriam nas suas finanças existenciais.
Talvez você esteja pensando: "Então não posso mais comprar nada ?"
Sim, pode, mas o ideal é que haja uma análise consciente de que se aquele gasto não está planejado, causará algum impacto negativo em sua finanças e por consequência em seus objetivos de vida.
Como se precaver e evitar as Decisões de Compras Perigosas?
1 - A dica mais básica em finanças: Faça um planejamento com todos os gastos mensais, reservas existenciais, reservas para pontos de conquistas pessoais, etc. e mantenha-o sempre atualizado, lógico.
2 - Antes de comprar, verifique se o que você está querendo comprar está em seu planejamento e se sim, para quando.
3 - Estando em seu planejamento, faça uma pesquisa de preços, por mais que a oportunidade lhe seja apresentada como imperdível.
4 - Procure só comprar as coisas que forem realmente úteis para você ou para sua família. Evite comprar por status ou para chamar a atenção de outros.
5 - Tenha sempre a consciência de que você precisa manter disponibilidade financeira, especialmente para momentos ruins ( como problemas de saúde, por exemplo ), momentos nos quais, pequenas quantias podem fazer grande diferença.
De agora em diante, desejamos a você, somente "Boas Compras".