Nos dias 08 e 09 de Outubro, o programa Orientação Positiva marcou presença no 21º CONGRESSO DE TECNOLOGIA DA FATEC SP, com o objetivo de contribuir para a conscientização financeira do público participante no evento.
Foram 4 encontros temáticos, todos com salas cheias, aproximadamente 220 pessoas demonstrando interesse sobre os temas:
REFLEXOS DE NOSSO COMPORTAMENTO FINANCEIRO
A situação econômica de um indivíduo é puro reflexo do seu comportamento financeiro. Nosso comportamento é baseado no que presenciamos junto às pessoas que compartilham os ambientes nos quais vivemos, replicando ações e decisões, seja por exemplificação ou por indução. As faltas de orientação e disciplina financeiras podem comprometer grande parte da existência de um indivíduo.Nesse nosso encontro, são apresentados a evolução do comportamento consumidor nas últimas décadas, os riscos relacionados aos hábitos financeiros negativos e uma linha básica que traz maior segurança à qualidade de vida de qualquer indivíduo.
ORIENTAÇÃO FINANCEIRA EXISTENCIAL:
A existência de um indivíduo pode ser vista como um projeto com várias fases e pontos de conquista, geralmente semelhantes, visto que vários desses são quase que impostos pela sociedade. Um dos maiores problemas nesse sentido, é que os indivíduos estão cada vez mais "despreparados" sobre o quê realmente deve ser priorizado, e assim, acabam tendo uma visão pontual e imediatista na hora de tomarem uma decisão, decisão essa que muitas vezes é tomada por puro impulso. Esse nosso encontro apresenta conceitos, reflexões e simulações financeiros que devem ser priorizados para uma existência financeira e economicamente equilibrada.
Esses encontros foram ministrados pelo coordenador do Programa, Prof. Nacir Garcia Junior, que defende que orientações de qualidade sobre esses aspectos devem ser trabalhadas desde os primeiros anos de vida de qualquer indivíduo, possibilitando que esse tenha melhores condições de decidir e direcionar suas ações para objetivos importantes e positivos à sua existência.