O programa Orientação Positiva se baseia na visão de que as noções financeiras e empreendedoras são de grande importância para a formação positiva do indivíduo e conquista de sua qualidade de vida, visto que estudo, trabalho e dinheiro são componentes essenciais na sociedade em que vivemos.
"Cada indivíduo tem a sua história mas no geral, temos alguns pontos de conquista semelhantes em nossa existência. Quanto mais cedo entendemos isso, maior a probabilidade de conquistá-los e mais tempo temos para aproveitá-los."
Nesse sentido, orientações de qualidade sobre esses aspectos devem ser devidamente trabalhadas desde os primeiros anos de vida de qualquer indivíduo, possibilitando que esse tenha melhores condições de decidir e direcionar suas ações para objetivos importantes à sua existência e não apenas ao momento.
A geração “pós Plano Real” ( nascidos a partir de 1.990 ) cresceu em um cenário econômico muito favorável ao consumo e à inclusão profissional.
Infelizmente, a falta de consciência financeira, fez com que a maioria desses cometessem exageros, deixando sua condição existencial fragilizada, independentemente de sua condição profissional.
A prática de consumo por impulso vem fazendo com que as pessoas não se atentem a fatores mais importantes como uma reserva financeira existencial, por exemplo, que possibilite maior tranquilidade em momentos difíceis ou na fase da velhice.
Em paralelo, a evolução da tecnologia das redes televisivas, o advento da internet e a globalização comercial, alavancaram as estratégias de marketing, ao ponto de os indivíduos serem “bombardeados” com propagandas, desde o seu nascimento. Propagandas essas que acabam criando uma visão ilusória de que “é preciso ter e para isso basta comprar, e já”, seja lá o quê for ou para o que for.
Isso coloca nossa sociedade em um cenário muito perigoso, o que tem ficado claro neste período em que nosso País passa por uma crise econômica.
Precisamos conscientizar os adultos sobre seus hábitos financeiros negativos e mais do que isso, precisamos dedicar esforços para que os mais jovens sejam direcionados a terem hábitos positivos para sua evolução pessoal, evitando, ou pelo menos amenizando, possíveis impactos desastrosos no decorrer de suas existências.
O objetivo geral do programa é promover a conscientização social no que se refere à importância de um equilíbrio nos comportamentos financeiro e empreendedor de cada indivíduo, a fim de que esse mantenha um mínimo de segurança existencial, no que se refere às condições financeira e profissional.
Como objetivos específicos, buscamos:
• Gerar e/ou apresentar conteúdos de qualidade, que possam servir de orientação positiva aos interessados;
• Promover encontros temáticos que possibilitem a reflexão sobre temas comportamentais, a fim de direcionar as ações cotidianas a objetivos pessoais que tragam tranquilidade existencial;
• Gerar e disseminar metodologias, a fim de que os interessados tenham condição de aplica-las na prática e buscar os resultados pretendidos;
• Motivar Educadores e Familiares a multiplicarem as orientações positivas aos mais jovens, contribuindo assim para futuras gerações mais conscientes sobre os comportamentos básicos necessários para a tranquilidade existencial individual e da sociedade na qual está inserido.
O desenvolvimento do projeto sofre variações estratégicas dependendo do público alvo e do canal de ação, conforme segue:
Públicos Alvos:
- Crianças ( 8 a 12 anos ): para esse grupo o projeto prevê Encontros e Aulas temáticos, com orientações e atividades que buscam o direcionamento desses quanto ao devido valor do dinheiro e o reflexo desse em nossas vidas, objetivando o consumo consciente;
- Jovens ( 13 a 19 anos ): para esse grupo o projeto prevê Encontros e Aulas temáticos, com orientações e atividades que buscam a conscientização sobre a importância de se ter um planejamento existencial e ums estratégia financeira consistente para alcançar os objetivos com mais tranquilidade;
- Adultos ( a partir de 20 anos ): esse grupo nos apresenta um dos desafios mais complicados: a mudança de hábitos financeiro negativos.
Assim, para esse grupo o projeto oferece diversas opções de encontros temáticos, cursos e treinamentos, modelos de diagnóstico e controle financeiro existenciais que prezam a reflexão e a mudança comportamental no que se refere ao consumo inconsequente.
Será um prazer estarmos juntos para apresentarmos nossas orientações positivas.
Sua família costuma se reunir para conversar sobre finanças? |